O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), criado pelo decreto estadual nº 9.089, de 20 de novembro de 2013, é responsável por atuar na aviação de segurança pública no Paraná. A unidade, anteriormente denominada GRAER (decreto nº 8.626/2010), realiza diversas missões, ampliando a eficiência e a cobertura das operações em todas as regiões do Estado.
Entre as atribuições do BPMOA estão o apoio ao policiamento, o radiopatrulhamento aéreo, as operações de suporte aéreo a unidades especializadas, além de resgates e transportes aeromédicos em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O batalhão também colabora em missões de fiscalização ambiental, em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) e o Instituto Água e Terra (IAT), e atua em busca e salvamento, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e a Defesa Civil.
Com essas iniciativas, o BPMOA desempenha um papel essencial na integração e fortalecimento das forças de segurança e emergência no Paraná.
Parte 01
Parte 02
Texto: Jornalista Edye Venancio
Fonte: PMPR
0 Comentários