O curso terá duração de 15 dias, com atividades intensivas, seguidas por um estágio prático nas ruas. No domingo (12), os agentes participaram de treinamentos na Ilha do Mel, onde realizaram resgates subaquáticos e travessias terrestres entre Brasília e Encantadas, aprimorando técnicas de salvamento em locais de difícil acesso, como morros e áreas remotas. Até o momento, as equipes já passaram por treinamentos com gás e choque, e a partir de segunda-feira (13), terão aulas de defesa pessoal.
Segundo o Secretário Municipal de Segurança, Francisco Nóbrega, o treinamento é uma determinação do prefeito Adriano Ramos e busca atender às necessidades dos agentes e da população. "Esse treinamento é um pedido antigo dos GCMs e, com certeza, é um reforço muito importante na segurança. Por determinação do prefeito, estamos dentro do propósito de devolver segurança aos parnanguaras o mais breve possível", afirmou Nóbrega.
O último curso de qualificação da GCM foi realizado há mais de seis anos, voltado para operadores táticos. Com o retorno do estágio ROMU em 2025, os agentes agora têm a oportunidade de atualizar seus conhecimentos, especialmente nas áreas de resgate e salvamento, fortalecendo suas competências operacionais. O curso é promovido pela Academia e Instrutores da Guarda Municipal, com o apoio de profissionais de São José dos Pinhais e outras cidades da região metropolitana.
0 Comentários