Evento integrou a programação da 13ª Festa Nacional da Tainha e atraiu centenas de pessoas à Rua da Praia; competição valoriza a cultura caiçara e fortalece o turismo náutico em Paranaguá.
A quarta etapa do Circuito Arrancadão de Canoas movimentou o Rio Itiberê neste domingo (20), reunindo pescadores, competidores e amantes da velocidade na água. O evento, realizado na Rua da Praia, atraiu grande público que acompanhou com entusiasmo as disputas acirradas entre as embarcações tradicionais. Idealizado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Ilhas, Pesca, Abastecimento e Aquicultura, Márcio Vega, o circuito teve sua etapa final integrada à programação da 13ª Festa Nacional da Tainha, consolidando-se como atração esportiva e cultural.
O prefeito Adriano Ramos parabenizou os competidores e a programação deste evento que atraiu um grande público fomentando o setor de turismo náutico.
“Foi um belíssimo evento, agradeço a cada um dos competidores que com as suas canoas potentes abrilhantaram a 13ª Festa Nacional da Tainha. Agradeço ao Márcio Vega pela organização e condução, dando toda a atenção a esses pescadores que mais uma fez compraram a ideia e estão movimentando e fomentando o nosso turismo em nossa cidade”, agradece o prefeito.
“As três primeiras etapas em Teixeira, Almeida e Amparo foram muito boas, mas a do Rio Itiberê foi especial. Tivemos praticamente um empate técnico na chegada, um verdadeiro espetáculo. Fico impressionado com a quantidade de pessoas valorizando nossa cultura caiçara”, destacou Márcio Vega, organizador do evento.
A Guarda Civil Municipal deu suporte aos competidores, garantindo segurança nas embarcações que partiram da região próxima à Ilha da Cotinga rumo à boia demarcada no rio. A Capitania dos Portos, sob comando do 1º sargento Marcelo Roberto Plambon, também esteve presente.
“Para a Capitania dos Portos, é gratificante apoiar esse tipo de iniciativa. Acompanhamos de perto o evento, reforçando a mentalidade de segurança e boas práticas de navegação. A comunidade náutica participou ativamente, o que nos deixa muito felizes”, declarou o sargento Plambon.
O secretário de Governo, Thiago Themanski Campos, enalteceu o impacto positivo da competição para o município:
“Essa iniciativa fomenta o turismo, movimenta a economia local e reforça nossa identidade caiçara. Agradecemos o envolvimento de todos e parabenizamos o secretário Márcio Vega pela condução do projeto, que fortalece a tradição e beneficia a comunidade pesqueira”.
A iniciativa também contou com o apoio de empresas locais. O gerente comercial da Agromania, Marcos Cordeiro Leal, representante da Buffalo Motores & Acoplados, um das patrocinadores, que destacou a estrutura e a receptividade do público.
“O tempo colaborou, os competidores deram um show e pudemos apresentar nossos produtos. Foi um evento impecável, graças ao empenho da organização”, afirmou.
Com sucesso consolidado, o Circuito Arrancadão de Canoas terá continuidade. A próxima etapa está prevista para acontecer na Ilha do Teixeira, com data a ser anunciada em breve. A organização garante que tudo está sendo preparado com carinho para seguir fortalecendo o turismo, a cultura náutica e a valorização das comunidades tradicionais de Paranaguá.
Classificação da 4º Etapa Arrancadão de Canoas – 2025, por categoria de potência (HP):
CANOA MOTORIZADA 9 HP
Marcos Pontes - Guaraqueçaba - 1º lugar
Armando Sérgio - Guaraqueçaba - 2º lugar
Patrick Martins - Guaraqueçaba - 3º lugar
CANOA MOTORIZADA 11 HP
Elias - Almeida - 1º lugar
Julio Cesar - Guaraqueçaba - 2º lugar
Everton - Tromomô - 3º lugar
CANOA MOTORIZADA 18 HP
Alisson - Valadares - 1º lugar
Rodrigo - Ilha do Teixeira - 2º lugar
Wiliton - Medeiros - 3º lugar
CANOA MOTORIZADA 22 HP
Edelson - Almeida - 1º lugar
Patrick - Vila São Miguel - 2º lugar
Rodrigo - Ilha do Teixeira - 3º lugar
CANOA MOTORIZADA 30 HP
Patrick - Eufrasina - 1º lugar
Junior - Amparo - 2º lugar
Robson - Eufrasina - 3º lugar
Kaylan de Paranaguá foi campeão na categoria bateira
Texto: Jornalismo Edye Venancio
Fotos: Wilson Leandro/Moyses Zanardo
0 Comentários