ENCOMENDAS DE BOLOS

Intersindical realiza Marcha em defesa do Porto de Paranaguá

Trabalhadores da área portuária em Paranaguá foram convocados pela Intersindical, presidida por João Lousano, para uma manifestação contra a nova poligonal portuária. A classe está preocupada com os impactos econômicos que a medida pode trazer para o litoral do Paraná, especialmente para Paranaguá. Em nota, a Frente Intersindical expressou seu descontentamento, afirmando que "a nova poligonal portuária, que envolve a privatização de áreas públicas, representa um desrespeito aos trabalhadores e à economia da região."






Saiba o que diz o site da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina sobre esse assunto.

POLIGONAIS - A legislação define como poligonais as áreas que compreendem as instalações portuárias e a infraestrutura de proteção e acesso ao Porto. Dentro desta área vigoram regras específicas, tanto operacionais quanto trabalhistas. Além de a atividade ser restrita a operações portuárias, os terminais só podem ser ocupados mediante arrendamento feito pelo governo federal via licitações. Um regime Para a mão de obra, um regime próprio é praticado dentro das poligonais.

HISTÓRICO – No final de 2014, a revisão da poligonal foi colocada em consulta pública pela Secretaria Especial de Portos. No entanto, cinco liminares judiciais interromperam o andamento da revisão. Em 25 de junho o ministro assinou a portaria número 205, que revoga a consulta pública referente à revisão das poligonais dos Portos Organizados de Paranaguá e Antonina, aberta em 19 de dezembro de 2014, e conduzida no processo administrativo n.º 00045.000249/2015-93.

De acordo com a portaria, serão abertas em até sessenta dias novas consulta e audiência públicas visando à adaptação das áreas dos citados portos organizados, em face da necessidade de dar cumprimento às exigências da Lei Federal.

Texto: Edye Venancio




Enviar um comentário

0 Comentários