Os caminhoneiros, principais usuários do Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, aprovaram as recentes obras feitas no local. Uma semana depois da inauguração do novo acesso viário e das novas portarias informatizadas, os motoristas atestaram as evoluções realizadas. Na opinião deles, as obras deram mais agilidade ao trabalho e segurança na entrada e saída de caminhões. Somente nestas duas obras, os investimentos feitos pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) totalizam os R$ 10,5 milhões.
Integrantes da Frente Parlamentar do Transporte Rodoviário de Cargas, da Assembleia Legislativa do Paraná, visitaram nesta terça-feira (18) o pátio de triagem do Porto. Além das novas obras, os deputados conheceram as instalações e a estrutura oferecida aos motoristas enquanto aguardam para descarregar.
Segundo o deputado José Carlos Schiavinato, a Frente teve a oportunidade de conferir como as condições do Pátio de Triagem melhoraram nos últimos anos. “É muito importante que os deputados venham até aqui conhecer melhor como o caminhoneiro é tratado no Porto de Paranaguá e conferir a evolução do trabalho que é realizado aqui”, afirmou.
Para o deputado Tião Medeiros, os investimentos beneficiam todo o estado. “São caminhoneiros de todos os cantos do estado que chegam até aqui e uma operação ágil acaba impactando em toda a cadeia produtiva do Paraná”, disse.
O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, explicou que estes investimentos acabam com qualquer gargalo e permitem que o fluxo de caminhões seja atendido com mais agilidade.
APROVAÇÃO – Ao longo de todo o ano, cerca de 360 mil caminhoneiros passam pelo pátio. Além das melhores condições de trabalhos a estes profissionais, os investimentos no pátio têm como objetivo aumentar a agilidade operacional do porto.
Jalington Martins, caminhoneiro de Francisco Beltrão, aprovou as novas obras, ao afirmar que o novo acesso ficou muito bom e agilizou o processo de entrada no pátio. Segundo ele, as novas portarias também dinamizam melhor o fluxo de entrada e saída do local. No pico da safra, o movimento de caminhões chega a 2,5 mil veículos por dia.
Os trabalhadores reconhecem a evolução. “Hoje o pátio está bom. Eu que venho há 20 anos para o porto vejo uma evolução muito grande nos últimos anos”, afirma José Martins, que carrega grãos de Planalto, também no interior do estado. A Appa também concluiu e entregou neste mês a pavimentação e concretagem de algumas vias internas do pátio.
“Há alguns anos, isso aqui era uma buraqueira. Hoje o acesso está novo e a manutenção dentro do pátio está sendo feita regularmente”, afirma Célio Fernandes, caminhoneiro de Cascavel.
Pedro Lamartine, de Campo Grande, afirma que conhece vários portos pelo país, mas que a estrutura de Paranaguá é uma referência para o setor. “É um pátio público, mas mesmo assim de alta qualidade”, disse.
Além do novo acesso, o Programa de Recuperação do Pátio prevê a ampliação do local. Uma nova área foi adquirida com o intuito de dobrar a capacidade estática de recebimento de veículos para mais 1.300 caminhões.
Fonte: AEN
0 Comentários