Moradores dos bairros de Paranaguá estão recebendo a visita dos Agentes Comunitários em Endemias, que têm a importante missão de eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue. A eliminação desses focos depende das orientações desses profissionais de saúde e, ainda mais, da colaboração de todos. Cada morador deve fazer sua parte.
Camila Fernanda Martins Camargo, uma das agentes nessa guerra contra a proliferação do mosquito, enfatiza a importância da participação da população: "É importante que a população abrace essa causa, fazendo sua parte, evitando deixar recipientes com água parada, para que não tenhamos mais casos. Se houver união de todos, venceremos essa guerra".
Os agentes utilizam bombas costais para acessar ruelas e becos onde o carro do fumacê não consegue entrar. Atualmente, seis veículos realizam o trabalho de fumacê em dois períodos, manhã e tarde. Duas equipes estão atuando nos bairros Leblon e Nilson Neves.
Uma das principais dificuldades encontradas pelos agentes é a resistência de alguns moradores, que insistem em manter seus quintais com muito lixo, facilitando a proliferação do Aedes aegypti. Diversos focos do mosquito foram encontrados pelos agentes em vários bairros. Esses profissionais cobram mais comprometimento e seriedade dos moradores, já que o número de casos confirmados de dengue em Paranaguá chegou a 69.
0 Comentários