O
governador Beto Richa se reuniu nesta segunda-feira (19), em Moscou, na Rússia,
com a diretoria da Uralkali, fabricante de fertilizantes, para buscar a
ampliação dos investimentos da empresa no Paraná. O governador lidera uma
comitiva paranaense que já esteve na China e, depois da Rússia, irá também à
França para prospectar novos investimentos, parcerias e negócios para o Paraná.
Em Moscou, Richa e a comitiva já estiveram, também, na Gazprom, a maior
produtora e uma das principais exportadoras de gás natural do mundo.
A
Uralkali anunciou, em janeiro deste ano, um investimento de R$ 160 milhões no
porto de Antonina. O investimento ampliará a capacidade de descarregamento de
fertilizantes do Porto de Antonina, permitindo que UralKali dobre o volume de
fertilizantes que envia ao Brasil, das atuais 500 mil toneladas para 1 milhão
de toneladas por ano, a partir de 2018.
No
encontro, o diretor-financeiro da Uralkali, Anton Vishanenko, garantiu que há
potencial para que os aportes da empresa sejam ampliados. O diretor de
Marketing, Konstantin Solodovnikov, e o gerente de Logística, Wladislav
Rusetski, também acompanharam a reunião.
“O
Paraná tem grande satisfação em receber investimentos como o que foi anunciado
pela Uralkali, dentro do nosso projeto de viabilizar, de forma concreta, o
desenvolvimento socioeconômico de nosso Estado”, afirmou Richa. “Por isto,
friso que a presença da Uralkali é de grande importância para os paranaenses.
Continuaremos a investir em obras de infraestrutura e dragagem dos portos”,
disse o governador.
A
empresa é responsável, hoje, por 25% da produção mundial de potássio, matéria-prima
utilizada na produção de fertilizantes. A participação da Uralkali no mercado
mundial é de mais de 20% do consumo de fertilizante – 15% de sua produção vêm
para o mercado brasileiro. A Uralkali utiliza oito portos no Brasil, mas o de
Antonina é o principal local de entrada dos produtos da companhia russa.
PORTO
DE ANTONINA – O investimento da Uralkali é feito em parceria com sua sócia, a
Fortesolo, de Paranaguá, que opera no porto de Antonina. O empreendimento
inclui a construção de um novo berço de atracação no terminal Ponta do Félix,
dois novos armazéns e a melhoria do sistema de movimentação de cargas.
Richa
se comprometeu a executar obras de infraestrutura no entorno do porto, com a
viabilização de uma nova estrada de acesso a Antonina, a partir da BR-277, numa
extensão de 10 quilômetros.
Já
foi feito o estudo de viabilidade técnico-econômica e ambiental; estão em
andamento o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto ao Meio
Ambiente (Rima), ambos contratados pelo Terminal Ponta do Félix, em convênio
com a Secretaria da Infraestrutura e Logística. Com a obtenção da licença
prévia, o próximo passo é fazer os projetos executivos. O valor da obra está
previsto em R$ 270 milhões.
MODERNIZAÇÃO
- Paralelamente, o governo estadual investe nas operações de dragagem dos
portos. No último dia 5 de outubro, foi assinado contrato para a terceira
campanha de dragagem, ao custo de cerca de R$ 156,9 milhões.
“Do
ponto de vista logístico, modernizamos nossos portos e os automatizamos,
realizando obras de infraestrutura e acabando com as filas nas estradas usadas
pelos exportadores, entre outras providências, demos outro caráter aos
terminais de Paranaguá e Antonina”, completou Richa.
Fonte: AEN
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