ENCOMENDAS DE BOLOS

Prefeitura utiliza peixes como método ecológico de combate à dengue em Paranaguá

Desde a última semana, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) está despejando peixes da espécie lambari em fontes e locais públicos que possam acumular água em Paranaguá. A medida visa combater à dengue, visto que os peixes se alimentam das larvas e ovos do mosquito Aedes Aegypti. O meio ecológico de eliminação de criadouros foi uma determinação do prefeito Edison Kersten, que participou da colocação dos alevinos com as equipes da Semapa nesta segunda-feira (25). Um total de 3000 alevinos foram adquiridos pela Prefeitura.

“Esta é uma medida inteligente e ecologicamente correta para combater a dengue em Paranaguá. Colocaremos em várias localidades os alevinos, algo que já foi feito em municípios do Brasil com o problema da doença e que surtiu resultado positivo”, afirma o prefeito Edison Kersten. Os lambaris conseguem sobreviver com pouco oxigênio e em locais com muita matéria orgânica, cenário que é visto em fontes e outros locais que acumulam água e pertencem ao patrimônio da Prefeitura. 

De acordo com o secretário da Agricultura, Pesca e Abastecimento, Silvio Maurício Bezerra Geraldo, até o momento 1000 peixes já foram despejados na Praça do Japão, Fontinha da Praça da Copel e no Aeroparque. Mais 2000 lambaris serão colocados em outros pontos públicos do município. “A medida é importante, pois realiza um combate biológico à dengue, atuando diretamente na prevenção da doença. Nos próximos dias a Semapa estará atuando continuamente no despejo dos lambaris em vários locais públicos da cidade”, completa o secretário. 

CROTALÁRIAS COMEÇARÃO A SER PLANTADAS NA QUARTA-FEIRA 

Outra medida ecológica de combate à dengue é a plantação de crotalárias, flor que atrai as libélulas, insetos predadores naturais do Aedes Aegypti. A libélula também despeja larvas na água parada que se alimentam das que geram o mosquito transmissor da dengue. A Semapa tem realizado a germinação de mudas da planta nas colônias de Paranaguá. Na fase adulta, as flores podem chegar a até três metros de altura.

O processo de plantação das crotalárias começará na quarta-feira (27), na cerimônia de assinatura de Ordem de Serviço para as obras da Avenida Belmiro Sebastião Marques, que ocorrerá na própria via, na entrada do Jardim Ouro Fino. As plantas serão colocadas em locais públicos e praças de Paranaguá. 

Fonte: PMP

Postar um comentário

0 Comentários