ENCOMENDAS DE BOLOS

Lourenço Fregonese é entrevistado na TVCi. Fala sobre investimentos, recordes batidos e obras para a cidade

Quem esteve sendo entrevistado na TVCi no Programa Voz do Litoral pelo repórter Rafael Paes no inicio da tarde desta quinta-feira (17) foi o diretor Comercial da APPA - Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina Lourenço Fregonese representando o Presidente da autarquia Luís Henrique Dividino. 

Dentre os assuntos em pauta esteve o aniversário de 81 anos de atividades do Porto Dom Pedro II na data de hoje. 

Fregonese fez questão de ressaltar a contribuição que o porto dá para a balança comercial do país, lembrou da modernização que está sendo colocada em prática e do aumento da movimentação de 2011 para cá: "Paranaguá vem crescendo a cada momento, Paranaguá tem dado a sua contribuição para todos os 398 municípios do estado do Paraná. Tudo que entra e sai, 90% do que acontece neste país passa por Paranaguá, nós representamos hoje 31 bilhões de dólares da balança comercial brasileira que passa por Paranaguá. O Porto de Paranaguá vem se modernizando a cada instante, ele vem procurando melhorar, o porto é um canteiro de obras. Se você pegar de 2011 para cá, nós aumentamos de 33 milhões de toneladas para 46 milhões de toneladas".

Nesses 81 anos do porto ele fez questão de lembrar de todos que estiveram e estão trabalhando para que fossem atingidos e superados todas as metas. E lembrou que provavelmente haverá concurso público ainda neste ano: "Nós temos que enaltecer os nossos parceiros, nossos trabalhadores, os portuários principalmente, são eles que carregaram esse porto por muito tempo. Esse ano provavelmente nós teremos Concurso Público para o Porto de Paranaguá para ocupar as vagas dentro da nova estrutura portuária, de técnicos que precisa para nova modernidade, dando espaço para novos cabeças e para a própria juventude".

Lourenço Fregonese fez um resumo da movimentação feita pelo porto no corredor de exportação, citou sobre a empresa Klabin que estará no final do mês de abril iniciando suas atividades e a quantidade de toneladas que serão embarcadas: "Só esse ano, nós fizemos o melhor janeiro da história do porto e nós fizemos o melhor fevereiro da história do porto, se você comparar fevereiro do ano passado com fevereiro do ano passado, nós aumentamos em 100% a produtividade do corredor de exportação, isso nos deixa muito felizes. À partir de abril nos teremos a famosa carga geral voltando ao Porto de Paranaguá, a carga preferida pelos trabalhadores. A empresa Klabin começa a embarcar a partir de abril, na segunda quinzena de abril. Serão 640 mil toneladas nesse ano e a partir do ano que vem de um milhão a um milhão e duzentas mil toneladas".

O diretor comercial da APPA voltou a falar do compromisso que o porto tem para com os cidadãos de Paranaguá, lembrou da promessa de novos viadutos, das licitações em trâmites e que isso tudo deverá ser iniciado ainda neste ano: "Eu sei que o Porto as vezes trás transtorno para a nossa cidade, mas nós estamos tentando trazer uma compensação. Nós já anunciamos os novos viadutos e já anunciamos da Bento Rocha. Temos o problema sim licitatório, sempre entra um recurso e outro, mas o dinheiro está assegurado, o que é mais difícil hoje é o recurso e ele está assegurado. Nós acreditamos que começaremos a Bento Rocha ainda neste ano e eu prometi há dois anos atrás, mas daí nós tivemos que anular uma licitação e fizemos uma nova licitação e depois anulamos de novo a licitação por causa dos problemas com os recursos e agora parece que está tudo bem e nos próximos dias mais informações sobre isso".

Finalizando a entrevista ele fez questão de dizer que: "Nós somos a grande indústria do município e nós nos sentimos bastante orgulhosos e temos bastante responsabilidade para que essa indústria seja bem melhor".  
Gostaria de finalizar essa matéria parabenizando a direção da APPA e à todos os trabalhadores portuários que trabalham diariamente para bater os seus próprios recordes e com isso manter um porto movimentado, oferecendo emprego à pais de famílias da cidade. Que novos investimentos possam atrair mais mãos de obras e que mais empregos possam beneficiar a população de Paranaguá pois muitas pessoas dependem disso.

Belas palavras que não passarão disso, vamos aguardar para ver se tudo isso sairá do papel ou será apenas mais uma de muitas promessas.

Texto: Edye venancio

Enviar um comentário

0 Comentários