Nesta quinta-feira (19) acompanhei mais uma sessão da Câmara de Vereadores de Paranaguá e mais uma vez esteve lotada principalmente porque hoje haveria uma discussão sobre a questão da ideologia de gênero. Representantes da sociedade estiveram presentes, da igreja católica e evangélica, pais, professores, diretores de escolas, representantes do Núcleo de Base LGBT do Psol Paranaguá, etc.
O objetivo era ouvir o que iriam dizer os legisladores sobre esse tema tão atual e que vem gerando inúmeros questionamentos, discussões e que muitos quando querem explicar, acabam se confundindo e confundindo ainda mais as pessoas.
Ao fazer uso da tribuna teve legislador que disse que essa questão caberia aos pais resolverem (orientação sexual) e o mesmo discurso foi repetido por outros, dando a impressão que tudo estava combinado.
Cah Mendes que é profissional da educação da rede municipal de ensino e leciona no Centro Municipal de Educação Infantil Nádia Iara Pereira da Cunha na Ilha dos Valadares disse que "a educação tem como uma das
funções a superação das discriminações e a construção da cidadania. O debate de gênero não está ligada à sexualidade, visa também superar a visão machista e
sexista que ainda temos na sociedade. A educação pública é um direito de todos,
independente de classe social, raça, religião, identidade de gênero e
orientação sexual, sendo assim a escola deve garantir o acesso e permanência a todos e não ser um local
excludente , inseguro e ofensivo".
Particularmente faltou mais informações sobre o assunto, sugiro caso venham a discutir sobre o tema novamente que seja feito uma audiência pública com representantes da sociedade na própria câmara, pois se somos um país democrático e esse assunto veio à tona e foi tema de discussões nas câmaras e assembléias do Brasil, cabe ouvir a todos.
O arcebispo de São Paulo, Dom
Odilo Scherer, divulgou uma carta em que critica a chamada "ideologia de
gênero", que, segundo ele, entendia as crianças como "neutras",
sem divisão de feminino ou masculino. A CNBB
(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou nota em que afirma que
"a introdução dessa ideologia na prática pedagógica das escolas trará
consequências desastrosas para a vida das crianças e das famílias".
Agora cabe aos vereadores de Paranaguá, discutirem esse assunto com a sociedade, as pessoas precisam de informação sobre esse tema e nada melhor do que uma discussão com todos. Nem todas as pessoas, se você for perguntar, tem conhecimento sobre esse assunto.
Se duvida, faça a pergunta: "Você sabe o que é Ideologia de gênero?"
Fotos e texto: Edye Venancio
0 Comentários