Achei muito interessante esse discurso do Bispo Dom Edmar Peron da Diocese de Paranaguá e serve não para os eleitores como também aos candidatos à prefeito e a vereador na cidade. Os candidatos à vereador e a prefeito assim que forem eleitos deverão provar a sua capacidade em exercer um cargo tão desejado como esses, dar uma resposta à população que os elegeu e procurar fazer a sua história na política do município.
Cabe também aos eleitores acompanhá-los nas sessões da câmara para ver de perto o seu trabalho que é fiscalizar o prefeito e os seus secretários. O representante da igreja católica no debate ocorrido no dia 20 de setembro nas dependências do Colégio Leão XIII fez questão de agradecer aos participantes que concorrem a eleição e as pessoas que se inscreveram para assistir ao evento. Falou sobre compra e venda de votos, corrupção e os eleitos no dia 02 de outubro pensem única e exclusivamente no bem estar da população carente e menos assistidas.
"Tendo em vista essas eleições 2016, os bispos do Brasil reunidos em assembleia no mês de abril, enviamos ao povo brasileiro uma mensagem de esperança, animo e coragem nesse tempo de profunda crise pelo qual passa esse país. Sonhar é importante, sonhar com um país próspero, democrático, sem corrupção e socialmente igualitário, economicamente justo, ecologicamente sustentável, sem violência, discriminação e mentira e com oportunidades iguais para todos.
O sonho porem requer compromisso, só com a participação dos cidadãos e cidadãs brasileira é possível a realização desse sonho. Essa participação democrática começa no município onde cada pessoa mora e constrói sua rede de relações. Se quisermos transformar o Brasil, comecemos pelos nossos municípios. As eleições são um dos caminhos para atingirmos tal transformação. Essas eleições municipais tem uma atração e uma força própria pela aproximação dos candidatos com os seus eleitores. Se por um lado isso desperta mais interesse e facilita as relações, por outro pode levar a prática condenáveis como a compra e venda de votos, a divisão de famílias e a comunidade.
Escolher, eis o desafio para nós, para escolher e votar bem, é imprescindível conhecer além dos programas dos partidos, os candidatos, suas propostas de trabalho, sabendo distinguir claramente as funções para quais se candidatam. No nosso caso dos prefeitos espera-se conduta ética nas ações públicas, nos contratos assinados, nas relações com os demais agentes políticos e com os poderes econômicos. Para bem votar é ainda fundamental considerar o passado do candidato, sua conduta moral e ética e se já exerceu ou exerce algum cargo político, conhecer a sua atuação na apresentação e votação de matérias e leis à favor do bem comum. Além da ficha limpa a ser nesse caso um instrumento iluminador para barrar candidatos de ficha suja. No discernimento dos melhores candidatos, é preciso considerar o seu compromisso com a vida, com a justiça com a ética, coma transparência, com o fim da corrupção, promova-se a renovação de candidatura, pondo o fim a certos carreirismos políticos.
Por isso naquela ocasião os bispos exortavam aquelas comunidades à aprofundarem o conhecimento sobre a vida politica de seu município, fazendo sempre a opção por aqueles candidatos que se proponham a governar a partir dos pobre, não se rendendo à lógica da economia de mercado cujo o centro é o lucro, não a pessoa. Uma boa maneira de conhecer os candidatos é promover debates e por isso nos reunimos essa noite justamente para possibilitar aos candidatos a apresentação das suas propostas, particularmente a respeito de algumas perguntas recebidas de cidadãos e que foram entregue à nossa equipe responsável pela organização desse evento. Reitero que a igreja católica, a nossa diocese de Paranaguá não assume nenhuma candidatura, mas considera de grande importância a participação dos cristãos leigos e leigas na militância politico partidária.
Os cristãos leigos e leigas não podem abdicar da participação na política, a eles cabem de maneira singular a exigência do evangelho ou seja, construir o bem comum na perspectiva do reino de Deus. Contribui para isso a participação consciente dos leigos e leigas no processo eleitoral, escolhendo, votando em candidatos honestos e competentes, associando fé e vida. A cidadania não se esgota no diteiro de ver e de votar, mas a cidadania precisa ir alem no acompanhamento do mandato de quem for eleito.
Após as eleições é importante a comunidade se organizar para acompanhar os mandatos dos eleitos, nisso os cristãos leigos e leigas inspirados na fé quem vem do evangelho devem se preparar para assumir aquela participação nos serviços, nos conselhos de participação popular como da educação, saúde, criança e adolescente. Devem igualmente os cristãos leigos acompanhar as reuniões da nossa câmara municipal onde se votam projetos e leis para o nosso município, estejam atentos a elaboração e implementações de politicas públicas que atendam especialmente as populações mais vulneráveis como crianças jovens, idosos, migrantes, enfim, os povos. Que as eleições municipais 2016 sejam uma ocasião de fortalecimento da democracia que deve ser cada vez mais participativa, nosso horizonte seja sempre a construção do bem comum. Antecipo-me agradecendo aos membro da equipe organizadora e as pessoas do colégio leão XIII envolvidas na realização desse evento bem como a OAB subseção de Paranaguá. Desejo que esse debate seja frutuoso para todos, particularmente para a nossa cidade de Paranaguá que amemos cada vez mais e assim nos empenhemos para vê-la crescer".
Texto: Edye Venancio
0 Comentários