Na manhã desta quinta-feira (13), alguns alunos do Colégio Estadual Cidália Rebello Gomes na Ilha dos Valadares, se reuniram para falar sobre essa ocupação que aconteceu em outros colégios, assim como em outras cidades do Paraná. Em se tratando de Paranaguá, são os Colégios Alberto Gomes Veiga e Colégio Estadual de Educação José Bonifácio que iniciaram essa ocupação. Esse ato teve início já no dia 6 de outubro onde estudantes que são contra essa mudança no ensino médio proposto pela medida provisória 746.
São registradas até o momento 200 escolas ocupadas, informações da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas. O governador Beto Richa em pronunciamento disse que todos deverão dialogar sobre o assunto e de acordo com os representantes da UPES, serão realizadas assembleias em todos os colégios do o estado para discutir o assunto, mas nenhuma escola estará sendo desocupada. Se mantendo essa decisão, o governo entra com pedidos de reintegração de posse para desocupar esses estabelecimentos de ensino dando sequencia ao calendário escolar sem que o ano letivo fique prejudicado.
Sobre o Colégio Cidália, essa conversa continuará acontecendo, alunos estão se aprofundando sobre o assunto e mantendo diálogos com outros manifestantes de colégios ocupados. De acordo com o que apurei, o colégio também foi ocupado e os alunos estão realizando esse ato de forma ordeira respeitando o local de ensino. Há duas salas abertas e o banheiro à disposição desses alunos e o que se espera é que a ordem seja mantida.
Texto: Edye Venancio
Fotos: C. R. G. e A. G. V.
0 Comentários