ENCOMENDAS DE BOLOS

Servidores apresentam reivindicações e participam da construção de soluções para as despesas com a folha de pagamento

Nesta quarta-feira, 23, o prefeito Marcelo Roque recebeu o primeiro grupo de servidores para discussão dos problemas com a folha de pagamento da Prefeitura. A reunião foi aberta pelo prefeito, que explicou que a maioria dos municípios do Paraná e do Brasil estão enfrentando dificuldades com as despesas com folha de pessoal, em virtude dos gastos estarem acima do que recomenda a lei. Foram apresentados os números das despesas com o funcionalismo e esclarecido que o ano se iniciou com a folha com despesas excedentes em cerca de R$ 7 milhões ao ano. O prefeito apontou as medidas que já foram adotadas, tais como redução das horas extras, em atenção à Termo de Ajustamento de Conduta firmado ano passado com o Ministério Público, redução da produtividade de determinadas categorias, redução das despesas com cargos em comissão e funções de confiança, sendo que cerca de 30% destes cargos estão vagos com o fim de reduzir despesas. Além disso, o prefeito relatou que a falta de planejamento no passado, quanto a concessão de benefícios acabou por levar a situação atual, mas que uma Comissão já está trabalhando na busca de soluções.

  Cada um dos presentes à reunião representava uma determinada categoria de servidores. Nesta primeira reunião estiveram presentes administradores, pedagogos, fiscais do urbanismo, procuradores, engenheiros das diversas secretarias, arquitetos, médicos veterinários, economistas e contadores.

O prefeito esclareceu aos presentes que pediu que cada categoria escolhesse um ou dois representantes para estarem nesta primeira reunião e que os presentes representam sua classe. Informou que outras reuniões, com outros grupos, serão feitas, seguindo a mesma sistemática de, democraticamente, ouvir os servidores.


Todos foram convidados a fazer uso da palavra e apresentar sua visão sobre o problema da folha de pagamento. Pelos economistas e contadores foram apresentadas propostas de aumento da arrecadação do município, o que influencia no cálculo do índice de despesas com pessoal. O procurador do município, Dr. Edison Santiago Filho, disse que a Procuradoria do Município tem tido êxito em demandas judiciais que implicam em aumento da renda da prefeitura e que outras ações voltadas à implemento da arrecadação podem ser adotadas. Muitos servidores pediram uma melhor estrutura de trabalho e outros, como a arquiteta Rita Abe, parabenizaram o prefeito pela iniciativa de, democraticamente, buscar junto aos próprios interessados, uma solução para o problema.

O prefeito encerrou dizendo que também é servidor público e que medidas de cortes de despesas não agradam a ninguém, mas que continuará trabalhando para adequar as medidas de contenção de despesas com outras de valorização do funcionalismo.


Participaram da reunião, ainda, a Secretaria Municipal de Governo, Luciana Santos Costa, o Procurador Geral do Município, Dr. Luiz Gustavo de Andrade, e o Secretario de Recursos Humanos, Odair José Pereira.

Fonte: PMP

Enviar um comentário

0 Comentários