ENCOMENDAS DE BOLOS

Carnaval em Paranaguá: “Crianças desfilando, proibir para quê?”

O desfile das Escolas de Samba em Paranaguá nesse ano trouxe a tona um tema que está dando o que falar nas redes sociais: “Crianças desfilando, proibir para quê?”. Mas afinal pode ou não pode crianças desfilando acompanhadas pelos seus pais ou responsáveis? Será que estão cometendo algum crime? Consumir drogas e ingerir bebidas alcoólicas pode? O desabafo no facebook da senhora Tamizia Santos soma-se a muitos outros sobre esse assunto: “Sobre o carnaval, tudo bem organizado, porém, que papel é esse do Conselho Tutelar tirar crianças 
das escolas de samba onde queriam desfilar ao lado de seus pais? Mas os menores bebendo bebidas alcoólicas nas arquibancadas, fumando, usando drogas, não fazem nada... Aquelas crianças ficaram chorando por não poderem desfilar por causa do conselho. Gente o que de errado nisso? Carnaval é cultura, estão ali com seus responsáveis!”. 
Outro simpatizante da União da Ilha Júnior dos Santos resolveu demonstrar toda a sua indignação querendo saber o por quê de ser só com a ilha esse tipo de coisa: "Veja que engraçado, todas as escolas que desfilaram na segunda e na terça-feira tinham crianças em alas e até mesmo na bateria. O Conselho tutelar deu uma olhada e tal e as escolas desfilaram assim mesmo. Agora quando chegou a UNIÃO DA ILHA, meu Deus fizeram o maior bafão por que duas crianças estavam na escola e não podia. Me poupe né? A ilha incomoda e é por isso acontece esses desabores. Ao invés do Conselho se preocupar em ficar em volta das grades e arquibancadas onde tinha muitas crianças menores fumando e bebendo, não! Vieram se incomodar com a gente, enquanto as outras escolas desfilaram com muitas crianças menores". 

Esse fato que aconteceu em Paranaguá na noite desta terça-feira (28), deixou muitos pais que zelam pelo bem estar dos seus filhos, dando-lhes uma boa educação, preocupados. Será que o errado é o certo e o certo é errado? Há inúmeras reclamações de  pessoas sobre o grande número de crianças e adolescentes na Rua da Praia no período noturno ingerindo bebidas alcoólicas e usando drogas. De acordo com uma moradora da cidade, isso é papel da Guarda Municipal e da Polícia Militar! Engana-se essa senhora, quem tem que educar são os pais, a GCM e a PM tem coisas mais importantes para se preocuparem e só agirão quando acharem que for necessário de acordo com a lei. 



De acordo com o site da prefeitura

O Conselho Tutelar, órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelos direitos da criança e do adolescente, definidos no Artigo 131 da Lei Federal 8.069/1990 e, no uso de suas atribuições estabelecidas no Artigo 136 inciso III, alinea "a" da lei supracitada.


Atender às crianças e adolescentes que tiverem seus direitos ameaçados por ação ou omissão da sociedade ou do Estado; por falta; omissão ou abuso dos pais ou responsáveis; ou em razão de sua conduta.

Receber a comunicação (obrigatória) dos casos de suspeita ou confirmação de maus tratos; de reiteradas faltas injustificadas ou de evasão escolar; após esgotados os recursos escolares; e de elevados níveis de repetência.

Requisitar o serviço social, previdência, trabalho e segurança, ao promover a execução de suas decisões. Atender e aconselhar os pais e responsáveis, podendo aplicar algumas medidas, tais como encaminhamento a cursos ou programas de orientação e promoção a família e tratamento especializado.

Assessorar a prefeitura na elaboração de propostas orçamentárias, com a finalidade de garantir planos e programas de atendimento integrado nas áreas de saúde, educação, cidadania, geração de trabalho e renda a favor da infância e juventude. Encaminhar a notícia de fatos que constituem infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente. Incluir no programa de auxílio, orientação e tratamento de alcoólatras e toxicômanos.

Enviar um comentário

0 Comentários