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NOTA DE ESCLARECIMENTO – ATENDIMENTO UPA

A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) vem a público prestar esclarecimentos sobre a manifestação de populares em relação ao atendimento da UPA na tarde desta quinta-feira. Os quatro médicos plantonistas escalados estão presentes e atendendo. Há lentidão em virtude do grande número de emergências trazidas pela equipe do Samu nesta quinta-feira. Neste caso estes pacientes devem ter atendimento imediato, por correrem risco de morte. 


A garantia é que todos que estão no UPA serão atendidos, indistintamente. Entretanto, os casos mais urgentes têm prioridade máxima. Há registro de que há pessoas que foram levar crianças com assadura no pronto atendimento para consulta médica, ou ainda troca de receitas e até atestado médico. São situações em que não se configura emergência e elas deveriam procurar uma unidade básica perto de casa. 


A Semsap lamenta que tenha ocorrido tumulto e lembra que invasão de repartição pública é crime e para tanto pode haver responsabilização de quem praticar este ato. Imagens das câmeras de segurança do local serão utilizadas para solicitar o indiciamento dessas pessoas. Houve a invasão do espaço, colocando em risco a vida de pacientes em estado crítico que estavam tendo atendimento na sala de emergência. 


Vale lembrar que a atual administração assumiu há cerca de apenas 60 dias e que o trabalho incansável da nova equipe é para resolver os problemas crônicos que se arrastam há anos, mas isso não é possível em tão pouco tempo. 


O secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, avisa que não será “complacente com nenhuma conduta criminosa”. “Temos grande número de casos de emergência vindos de ambulâncias pelo Samu hoje, que tem prioridade no atendimento em virtude do grau de risco. Precisamos da compreensão e a colaboração da população, pelo que estamos trabalhando para recuperar longos anos de descaso com a saúde pública em nossa cidade”, disse o secretário.


Paulo Henrique também agradeceu ao secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva, que deu suporte com reforço da Guarda Civil Municipal para conter os manifestantes, e também ao prefeito Marcelo Roque, que determinou que as medidas necessárias sejam tomadas para o bom atendimento de saúde à população, mas que isso se dê com com respeito ao que prevê as leis e aos profissionais que atuam na UPA.


Vale lembrar também que cidadãos que não estejam satisfeitos com o atendimento em qualquer serviço de saúde de Paranaguá podem procurar a Ouvidoria da Semsap para registrar sua reclamação, para que providências possam ser tomadas formalmente. O atendimento da Ouvidoria é feito na sede da secretaria, na avenida Gabriel de Lara, próximo ao posto Paranaguá. Ou ainda pelo telefone 3420-2831.


Fonte: PMP

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