ENCOMENDAS DE BOLOS

NOTA DE ESCLARECIMENTO – CASO DE MENINO QUE TEVE PERNA AMPUTADA

A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) vem a público prestar esclarecimentos sobre menino de 10 anos que foi atendido na UPA de Paranaguá no domingo e teve a perna amputada no Hospital do Trabalhador, em Curitiba, na terça-feira (13). 


E antecipa que ainda não é possível emitir uma nota técnica que indique o que motivou realmente a amputação em cima de impressões de familiares publicadas nas redes sociais. 

A direção médica da Semsap está em contato com o corpo clínico do Hospital do Trabalhador, onde o menino está internado, para ter informações mais detalhadas sobre o que levou à amputação. 

Mas vale informar que o procedimento médico adotado, de aplicar a injeção, foi um a tentativa de resolver o estado infeccioso bastante avançado que apresentava o paciente. 

Não foi possível ainda apurar qualquer tipo de erro técnico, até porque não foram repassadas informações oficiais, que são aguardadas pela direção médica da Semsap. Assim que esses dados forem repassados haverá publicação sobre as medidas que serão tomadas. 

A Semsap abriu procedimento administrativo para apurar a fundo o caso. Até agora há somente como divulgar o estado como o paciente deu entrada na UPA, em dois momentos, no sábado (11) e no domingo (12).

A entrada na UPA pela primeira vez no sábado (dia 11) foi às 18h21. O paciente apresentava abscesso no dorso dos pés e hiperemia (vermelhidão). A médica que o atendeu fez drenagem da secreção purulenta (retirada do pus), tendo em vista que infecção se acumulava no local. Foi receitado antibiótico pelo período de 7 dias e Ibuprofeno, após isso a liberação. 

Já no domingo (dia 12) o paciente deu entrada novamente na UPA, desta vez às 17h33. Foi verificado que havia inchaço nos pés do paciente que atingiam metade das pernas, com vermelhidão e também secreção nas feridas. O médico fez a prescrição de medicamento injetável e uma técnica de enfermagem aplicou. Depois disso o paciente foi liberado.

Com relação às escalas médicas, elas voltarão a ser publicadas no site da Prefeitura. A atualização não foi feita nas últimas duas semanas devido a problemas técnicos, que já foram corrigidos. 

Fonte: PMP

Enviar um comentário

0 Comentários