O Litoral do
Paraná vai ganhar uma Faixa de Infraestrutura de 135 metros de largura para
estimular o desenvolvimento socioeconômico da região. A obra será realizada
pelo Governo do Estado em Pontal do Paraná. Nesta quarta-feira (28), o Diário
Oficial do Estado publica o aviso do edital de licitação para construção da nova
rodovia - paralela à PR-412 - com 19,7 quilômetros de extensão e ampliação de
um canal de macrodrenagem de 15,3 quilômetros.
Com teto de R$
270,4 milhões, as propostas de preços serão abertas pelo Departamento de
Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) no dia 7 de maio, às 14h30. “Não é uma
obra isolada. Faz parte de um conjunto de ações do governo no Litoral, que já
somam R$ 1,4 bilhão”, aponta o secretário de Infraestrutura e Logística, José
Richa Filho.
Ele reforça
que o governo estadual trabalha para solucionar gargalos que reduzem o
potencial de crescimento dos balneários paranaenses. “A falta de infraestrutura
é a principal barreira”, avalia, ressaltando que a nova estrada soluciona o
crônico problema de mobilidade e o canal vai evitar as frequentes enchentes em
Pontal do Paraná.
Richa Filho
explica que a Faixa de Infraestrutura também vai funcionar como uma barreira
natural para desestimular a ocupação habitacional desordenada e prejudicial ao
meio ambiente. “Fica muito claro, a partir da Faixa de Infraestrutura, o que
passa a ser cidade, ou seja as áreas para ocupação em direção ao mar, e áreas
de preservação no sentido contrário, em direção à Mata Atlântica”, afirma.
“São dois
grandes objetivos, desenvolver e preservar”, explica o secretário de
Infraestrutura e Logística. A opinião é compartilhada pelo secretário-executivo
do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Paraná
(Fiep), João Arthur Mohr. Segundo ele, o projeto é positivo porque beneficia a
população, o meio ambiente e a economia.
FLUXO MAIOR –
Batizada de PR-809, a nova rodovia vai ligar a PR-407 até a Ponta do Poço. Ao
longo do trajeto, estão previstos quatro acessos rodoviários aos balneários e
cinco viadutos – na interseção com a PR-407 e nas quatro interseções da PR-809
com os acessos.
A nova via
dará suporte para o crescimento do fluxo de veículos em Pontal do Paraná. Hoje,
a única estrada (PR-412) registra picos diários superiores a 25 mil veículos no
verão e média de 12 mil no resto do ano. Estudos apontam aumento de 57% no
tráfego local até 2027.
Com projeção
de circulação média de 15 mil veículos/dia, a PR-809 terá pista simples, mas
com área adequada para futura duplicação. O canal de macrodrenagem existente
será ampliado, alargado e aprofundado. A duração das obras está estimada em 24
meses.
PRESERVAÇÃO –
A licença prévia, que atesta a viabilidade ambiental do projeto, foi emitida
pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). “Os impactos ambientais foram avaliados
e foram indicadas medidas de controle e compensação”, afirma Richa Filho,
referindo-se ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA).
Já estão em
andamento estudos ambientais complementares necessários para obtenção, junto ao
IAP, da licença de instalação. Este documento é requisito para o início da obra
e vai atender as condicionantes estabelecidas pelo órgão ambiental.
TRANSPARÊNCIA
– Desde o início dos estudos da Faixa de Infraestrutura, em 2013, o Governo do
Estado realizou reuniões informativas e audiências públicas com ampla
participação da sociedade civil organizada, universidades, entidades de classe,
comunidade e interessados.
A Secretaria
de Infraestrutura e Logística disponibilizou em seu site
(www.infraestrutura.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=544) as
documentações, incluindo estudo e relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA),
parecer técnico do IAP, questionamentos e respostas da secretaria e dos
técnicos elaboradores do estudo ambiental.
BOX
Na opinião do
presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná
(Aciapar), Gilberto Espinosa, a Faixa de Infraestrutura significa “a redenção
econômica, social e ambiental para o Litoral do Estado”. Para ele, o projeto
trará muitos benefícios para a região. “Os moradores terão mais facilidade no
acesso à saúde, educação e ainda serão beneficiados pelo
“O povo de
Pontal está sofrendo com este movimento na PR-412. Só critica a nova rodovia
quem é de fora, passa algumas semanas no verão por aqui e esquece o que temos
de enfrentar em nosso dia a dia”, comenta o presidente da Associação dos
Moradores de Pontal do Paraná, João Rempel.
Para a
comerciante Nilete Maria Rebuli, moradora de Pontal do Sul há 36 anos, o
projeto vai melhorar a qualidade de vida dos habitantes da região, que sofrem
com os constantes congestionamentos na PR-412. “Quando precisamos ir ao médico,
é muito complicado. Temos que sair de casa com mais de três horas de
antecedência”, explica.
Segundo ela,
atualmente os comerciantes dependem exclusivamente do turismo na época de
temporada. Mas com a Faixa, ela acredita que novas indústrias serão atraídas
para o litoral, movimentando ainda mais o comércio. “Para que o litoral do
nosso Estado possa crescer, é preciso ter estrada de qualidade. Não tem outro
jeito”, analisa.
Proprietário
de uma ótica na PR-412, Odalbor Ferreira Alves considera a Faixa de
Infraestrutura o único caminho para o desenvolvimento da região. Ele opina que
a Faixa irá atrair novas empresas, gerando mais empregos, inclusive no turismo.
Para ele, a natureza, que é o principal atrativo da região, só pode ser
preservada com investimento e isso só será possível por meio deste projeto.
Fonte: AEN