ENCOMENDAS DE BOLOS

Regularização Fundiária da Ilha dos Valadares: parada, prazo perdido e SPU aguarda a renovação e a cooperação do município de Paranaguá

A regularização fundiária vem há anos sendo a pauta de muitos candidatos que atrás dos votos dos moradores da Ilha dos Valadares em Paranaguá procuram de alguma forma dizer que esse problema será resolvido, mas quando, ninguém sabe. Todos querem essa tal regularização, mas entenda que não é tão simples assim e será que vale a pena estar com esse documento em mãos?


Será que os moradores, se não todos, mas 80% dos que residem lá e que sobrevivem de salário terão condições de 
pagar o IPTU quando esse impasse for resolvido? Não esqueça que estamos vivendo um período eleitoral e muitos que há anos levam os votos daquela comunidade, virão prometendo ponte, a regularização fundiária e outras coisas que consideramos necessárias como um posto de saúde 24 horas e que não se constrói de um dia para o outro como num estalar de dedos. 

Cobrei do vereador Fabio Santos que entrasse em contato com a Superintendência do Patrimônio da União para saber mais sobre esse Processo de Regularização Fundiária da Ilha dos Valadares, mas pela sua fisionomia, entendi que não era para fazer isso por ser da base de apoio do prefeito, mesmo assim enviei o email por conta própria, quando ainda usava o nome artístico Edye Fernandes e recebi a resposta através do ofício  

33135/2018-MP no dia 19 de abril:
“Conforme requerido em E-mail enviado no dia 12/04/2018, esta Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Paraná reafirma o interesse em prosseguir com o Projeto de Regularização Fundiária na Ilha dos Valadares. Infelizmente venceu o Contrato de Aforamento com o Município de Paranaguá e o projeto parou por aí. Sendo assim, esta SPU/PR informa que está tentando renovar a cooperação com o Município de Paranaguá para retomar o Projeto de Regularização Fundiária e dar continuidade ao trabalho”. (Jorge Luiz Moreira da Silva -  Superintendente do Patrimônio da União do Paraná). 

Falta mais empenho de quem hoje ocupa um cargo de vereador já que os moradores não aguentam mais ficar sem saber quando é que haverá a prometida regularização. 

Ao vereador Fabio Santos, resta a certeza de que falta ele entender que o seu dever é servir ao cidadão de uma comunidade que o reelegeu e ficou decepcionada com a sua falta de ação e comprometimento em resolver os seus principais problemas, fazendo apenas aquilo que é mandado por ser da base de apoio de quem dá as cartas.

Para os moradores, apenas uma certeza, que essa novela terá ainda muitos capítulos e vários personagens.


Texto: Edye Venancio