O Porto de
Paranaguá está pronto para receber navios de contêiner com maior capacidade de
carga, graças à aprovação da nova profundidade em que as embarcações ficam
submersas na água, no novo berço 218. O calado, como é chamado em termos
náuticos, passou de 9,5 para 12,5 metros. Com isso, o porto paranaense terá um
ganho operacional de 25%, flexibilizando o uso dos quatro berços exclusivos
para carga conteinerizada e sobre rodas.
A aprovação do
calado foi feita pelas Autoridades Marítima e Portuária. O novo berço contou
ainda com a Autorização de Operação pelo Órgão Ambiental Licenciador – o
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
(Ibama).
Outro avanço é
a equalização das condições de navegação durante o dia e a noite, o que reduz o
tempo de atracação e faz com que os usuários ganhem agilidade nas operações.
Segundo o presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia,
as mudanças atendem às expectativas do mercado e devem movimentar a economia no
Estado.
“A ampliação
do calado tem impacto direto na capacidade de embarque e reduz os custos
operacionais, garantindo maior competitividade no mercado internacional. Com mais
cargas movimentadas, temos mais negócios, mais empregos gerados, mais renda e
maior arrecadação de impostos”, destaca Garcia.
SEGURANÇA - O
capitão dos Portos do Paraná, capitão de mar e guerra Rogerio Antunes Machado,
ressalta que processo considerou as condições de segurança da navegação. “A
equalização está condicionada à eficiência dos sinais náuticos das boias de
balizamento na área de manobras, à visibilidade mínima e à manutenção das
restrições operacionais referentes aos canais internos e berços a serem
operados”, conta.
O membro da
Diretoria da Praticagem de Paranaguá Renato Alves considera que a nova
profundidade vai dar mais qualidade no tráfego das embarcações. “O calado de
12,5 metros eleva imensamente o padrão do Berço 218. Esse é o máximo permitido
no canal de Paranaguá e traz muita versatilidade”.
EVOLUÇÃO - O
berço 218 é administrado pela Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) e faz
parte de um projeto considerado o maior investimento do setor portuário do
Brasil na atualidade. A empresa investe cerca de R$ 550 milhões nas obras de
ampliação da capacidade de movimentação, que deve passar dos atuais 1,5 milhão
de contêineres/ano para 2,5 milhões de unidades anuais.
O diretor
institucional da TCP, Juarez Moraes e Silva, enfatiza que a liberação foi
possível graças ao alinhamento entre as autoridades e operadores portuários, ao
trabalho de planejamento estratégico e alinhamento entre todos os atores
envolvidos. “Como resultado, a TCP e, consequentemente, o Porto de Paranaguá,
entrega ainda mais capacidade operacional para os usuários e armadores.
Trata-se de um berço apto a operar, se necessário, além de contêineres, também
carga projeto, carga geral e veículos”, ressalta.
Fonte: Portos do Paraná