ENCOMENDAS DE BOLOS

A importância dos estudos

Neste dezembro, exatamente dia 21, vou completar sete anos da conclusão do Ensino Médio. Porque isso aconteceu tão tarde? Explico: foi pelo fato de eu ter, na minha adolescência abandonado a escola, embora tenha chegado bem perto da conclusão do curso.

Depois de muitos anos, bateu o arrependimento e a consciência me “cobrava” a conclusão da minha formação escolar mesmo na idade madura; não pensei duas vezes e fui à procura de uma instituição na qual eu pudesse concluir os meus estudos colegiais. Bati à porta do Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos – Ceebja. Fiz minha matrícula e voltei aos bancos escolares como um adolescente empolgado e cheio de sonhos.

Passei então a estudar após o meu horário de trabalho, isto é, no final do meu expediente na redação do jornal Diário do Comércio eu passava a ser aluno; resultado disso tudo foi concluir a minha formação básica e comemorar a vitória que me encheu de orgulho por ter o tão sonhado certificado do Ensino Médio. Mas ainda me faltava alguma coisa e isso era a entrada para o Ensino Superior, que veio acontece alguns anos depois.

Com o certificado na mão, fiz minha inscrição para o vestibular na Unespar. Porém não obtive sucesso, mas a vontade de fazer uma faculdade falava mais alto e resolvi então procurar uma instituição particular e me inscrevi na Uniter no curso de Teologia Católica, que também interrompi, mas retornei e em breve devo concluir, se Deus permitir.

Não vejo a hora de fechar esse ciclo que eu considero importante para a vida, pois, a formação intelectual é necessária para o crescimento profissional; sem isso passaremos por sérios problemas. Mas, ainda no meu caso, que já estou aposentado, a razão da minha formação agora é puramente no sentido pastoral dentro da Igreja Católica, que abre a possibilidade de uma atuação mais específica para o crescimento espiritual do povo de Deus; a minha formação possibilitará a função de orientador religioso ou palestrante ou ainda como diácono. Tenho esperança. Não quero um diploma para ostentar superioridade, mas, para contribuir com o crescimento e desenvolvimento das pessoas.
Tenho dito.
Paranaguá, 1/12/2022

Texto: Claricio Araujo Cardoso em Ilha Da Cotinga.
Foto: Giolete Babinski

Enviar um comentário

0 Comentários