ENCOMENDAS DE BOLOS

Quem foi Che Guevara?

Enquanto muitos afirmam que “Che” foi um assassino impiedoso e violento, outros se referem a ele como o símbolo da esperança.

Ernesto Guevara ficou tão famoso que existem milhares de produtos com seu rosto disponíveis na internet e diversas celebridades já foram vistas homenageando o revolucionário cubano. Mas será que todas essas pessoas realmente conhecem a história de quem foi Che Guevara?

Conheça a história de Che e entenda:

 . o seu papel na Revolução Cubana;

. as acusações de crimes contra os direitos humanos;

os casos de homofobia;

. como a ideologia marxista ainda influencia a nossa sociedade.


Quem foi Che Guevara?

Ernesto Guevara de la Serna, conhecido pelo apelido “Che”, nasceu em 14 de julho de 1928, na cidade de Rosário, na Argentina. Nascido em uma família rica, Che era médico, atuou como jornalista e foi um dos líderes da Revolução Cubana.

Devido aos seus anos de luta socialista, Che Guevara tornou-se símbolo do que ficou conhecido como “contracultura”.

Durante a faculdade, parou o curso de medicina por um tempo para viajar de moto pela América Latina.


A mudança revolucionária

A viagem causou uma mudança abrupta na vida de Che Guevara. A cada país que passava, via pobreza e miséria para uns e riqueza concentrada no bolso de poucos.

Confrontando-se com a pobreza, Che decide-se por seguir o marxismo radicalmente. Para ele, a luta de classes era a melhor explicação para o que presenciou, e a luta comunista-socialista a melhor solução.

Em 1952, já graduado em medicina, passou imediatamente a viajar pela América Latina, cuidando dos mais pobres.

Porém, Che ficou insatisfeito com o que fazia, passando a acreditar que estava cuidando dos sintomas, e não da doença. Tudo isso levou o médico a mudar de profissão: seu novo foco seria atacar o sistema que ele acreditava causar todos os problemas.

Contudo, ao chegar no poder de Cuba, a conduta de Che mudou radicalmente, sendo acusado de cometer diversos crimes e ferindo gravemente os direitos humanos.

Diversas atitudes tomadas por Che Guevara como guerrilheiro e político de Cuba são apontadas como crimes contra os direitos humanos: 

fuzilamentos sem julgamento;

campos de trabalho forçado;

homofobia e intolerância religiosa;

incentivo a uma guerra nuclear.

 

Segundo o livro da autora Lillian Guerra, diversas pessoas foram torturadas e assassinadas por serem católicos, testemunhas de Jeová ou homossexuais.

 

Em 1964, Che Guevara representava Cuba na Conferência das Nações Unidas, em Nova York. Nesse período, seu cargo oficial era de embaixador de Cuba. As informações sobre os fuzilamentos já eram de ciência de muitos chefes de Estado, que indagaram o guerrilheiro sobre as medidas descabidas que tomava.

 

Em resposta, Che disse:

“Sim, temos fuzilado. Fuzilamos e seguiremos fazendo isso enquanto for necessário. Nossa luta é uma luta à morte”.

Che era marxista cuja base principal influência era o revolucionário bolchevique Lênin. Após estudar a invasão bolchevique na Rússia, Che começou a planejar o mesmo na América Latina.

Che Guevara morreu na Bolívia, em 1967, após uma tentativa frustrada de instaurar um regime socialista. Saber quem foi Che Guevara é conhecer parte importante do espírito socialista latino. E para entender as ações do revolucionário, seus planos e a sua influência no continente americano, primeiro se deve entender a revolução de Lênin.

A influência bolchevique no mundo

A importância desse momento na história levou a Brasil Paralelo a desenvolver um documentário que explica detalhadamente a influência bolchevique no mundo.

Invasão Bolchevique é um documentário Original BP que revela como a Rússia se tornou o berço do comunismo no mundo, desde a formação de partidos comunistas até mesmo nas mudanças da cultura ocidental.

 

Descubra o padrão na formação do comunismo;

Entenda as origens do pensamento revolucionário;

Conheça o fato mais importante da história da Rússia.

 

Assista agora ao filme Invasão Bolchevique e compreenda com detalhes a influência comunista no século XX e XXI.

 

Para assistir, basta assinar o streaming da Brasil Paralelo.

 

Toque no botão abaixo e garanta o seu acesso a todo o nosso catálogo de filmes, séries, documentários e desenhos infantis.

ASSINE AGORA

Fonte: BRASIL PARALELO (contato@brasilparalelo.com.br)

Enviar um comentário

0 Comentários