VIENA, 27 de junho de 2022 – O Relatório Mundial sobre Drogas 2022, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) nesta segunda-feira (27), revela uma série de preocupações globais relacionadas ao uso e tráfico de drogas ilícitas. Segundo o documento, o uso de drogas entre pessoas de 15 a 64 anos aumentou significativamente em todo o mundo, atingindo cerca de 284 milhões em 2020, um aumento de 26% em comparação com uma década atrás.
A legalização da cannabis na América do Norte, por exemplo, levou a um aumento no consumo diário da substância, especialmente entre jovens adultos, mas também trouxe preocupações com o aumento de distúrbios psiquiátricos e hospitalizações relacionadas. Em contrapartida, a legalização resultou em benefícios econômicos, incluindo aumento da receita tributária e redução das taxas de encarceramento por posse.
No que diz respeito ao tráfico, a produção de cocaína atingiu níveis recordes, com um aumento de 11% em relação a 2019, totalizando 1.982 toneladas em 2020. A maior parte das apreensões globais de cocaína ocorreu em rotas marítimas, indicando uma expansão do tráfico para novas regiões, como África e Ásia.
A fabricação e o tráfico de metanfetaminas também se intensificaram globalmente, com um aumento significativo nas apreensões reportadas entre 2016 e 2020. A guerra contra as drogas continua a ser um desafio complexo, exacerbado por crises como a pandemia de COVID-19, que aumentou vulnerabilidades e interrompeu tratamentos.
Além dos impactos sociais e de saúde, o relatório
destaca os efeitos ambientais negativos associados à produção ilegal de drogas,
incluindo desmatamento, poluição do solo e desperdício tóxico. A questão de
gênero também é abordada, com mulheres enfrentando desigualdades significativas
no acesso a tratamentos para transtornos relacionados ao uso de drogas.
Para mais informações, o Relatório Mundial sobre
Drogas 2022 pode ser acessado através do link:
https://www.unodc.org/unodc/data-and-analysis/world-drug-report-2022.html
Texto: Edye Venancio
Image by Sergio Cerrato - Italia from Pixabay
0 Comentários