ENCOMENDAS DE BOLOS

Paranaguá Mais Cores transforma passarela da Ilha dos Valadares em obra de arte urbana


Projeto idealizado por Gio Negromonte promove revitalização de espaços públicos com participação comunitária


A passarela Antônio José Sant’Anna Lobo Neto, que conecta a Ilha dos Valadares ao continente em Paranaguá, será revitalizada no feriado de 1º de maio pelo projeto "Paranaguá Mais Cores". A iniciativa, criada em 2019 pelo advogado e artista visual Giovanni Negromonte, conhecido como Gio Negromonte, busca democratizar a cultura caiçara por meio da arte urbana, envolvendo a comunidade na transformação de espaços públicos. 

Esta será a terceira intervenção do projeto em 2025, após a pintura do monumento "Caranguejo da Rodoviária Municipal" e a revitalização das "Escadarias da Copel". A ação na passarela integra o mutirão artístico "Andada", que reúne voluntários e artistas para colorir a cidade. A atividade acontecerá das 9h às 19h e é aberta ao público de todas as idades.

O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio das secretarias municipais de Cultura e Patrimônio Histórico, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, além da parceria com a Portos do Paraná. O financiamento é realizado através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), com patrocínio da Copel.

O prefeito Adriano Ramos destacou a importância da participação popular: "Excelente iniciativa, muito bom ver a população colocando a mão na massa, participando desse momento, pintando, colorindo. Precisamos disso, colorir a nossa cidade dando a ela mais vida e tenho certeza que essa ação na passarela irá deixá-la com mais vida e quem quiser participar está convidado. Parabéns ao Giovanni e toda equipe do projeto Paranaguá Mais Cores colorindo a nossa cidade".






Paranaguá Mais Cores, arte urbana, cultura caiçara, Giovanni Negromonte, Gio Negromonte, Ilha dos Valadares, passarela Antônio José Sant’Anna Lobo Neto, revitalização urbana, mutirão artístico, Andada, Profice, Copel, Prefeitura de Paranaguá, participação comunitária, arte pública, Paraná, Brasil

Texto: Jornalista Edye Venancio​

Foto: PMP


Postar um comentário

0 Comentários