Um acordo de
cooperação técnica firmado entre a Administração dos Portos de Paranaguá e
Antonina (Appa) e a Rumo ALL, empresa responsável pela malha de ferrovias do
Paraná, mudou a cara de algumas ruas da cidade de Paranaguá. Já foram feitas
trocas dos dormentes de toda a pera ferroviária, reforma das passagens de nível
e manutenção de trilhos limpos e renovados. O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, ressalta que a parceria soma-se aos investimentos realizados na modernização da Ferroeste para dobrar a sua capacidade de operação. “É um trabalho integrado que visa a melhoria do modal ferroviário no Paraná. Em Paranaguá, esta ação trará ainda benefícios para a população”, disse.
Ao todo, estão previstas as trocas e reformas de
4,9 quilômetros de trilhos e dormentes, além da recuperação de 10 passagens de
nível pela cidade. “As reformas rendem mais agilidade para as operações
ferroviárias junto ao porto. Além disso, elas também contribuem para um
trânsito mais seguro para o motorista e o pedestre da cidade”, afirma o
diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
Firmado no primeiro semestre, o acordo já rendeu
uma série de melhorias. A primeira intervenção foi feita na rotatória da
Avenida Portuária com a Avenida Ayrton Senna da Silva. Onde antes era comum ver
um grande acúmulo de grãos caídos entre os buracos das ruas, hoje existe uma
linha férrea constantemente limpa e renovada, com operações de carregamento e
descarregamento mais ágil. A reforma da passagem de nível também beneficiou os
carros e caminhões que passam por ali, sem buracos na via.
Alguns acessos aos terminais arrendados também já
foram completamente reformados. A sinalização vertical e a pintura das ruas
estão sendo feitas ao longo do trecho.
LIMPEZA - O acordo
vai além da recuperação das linhas no município. Estão previstas, também, o
controle de vegetação invasora na linha e gerenciamento de resíduos sólidos que
caem nos trilhos e dormentes, evitando o acúmulo de grãos nas vias da cidade.
“Estas obras vão recuperar pontos importantes para
Paranaguá. Como contrapartida, a empresa também se comprometeu a manter os
trilhos sempre limpos, realizar a limpeza dos vagões em local apropriado e
circular com as bicas e portinholas devidamente fechadas”, afirma Dividino.
OPERAÇÃO - Para o diretor de Manutenções da Operação Sul da
Rumo ALL, Leonardo Barradas, o projeto também vai impulsionar as operações da
empresa, já que muitos terminais ainda priorizam o transporte rodoviário de
cargas. “Atualmente, a participação da Rumo ALL está concentrada no cais oeste,
onde atinge 80% da movimentação de grãos e açúcar. A meta da empresa é atingir
o mesmo patamar no cais leste e elevar em até 8 milhões de toneladas de
commodities agrícolas e outros produtos”, diz Barradas.
As obras também permitiram os vagões voltassem a
operar na área do Silo Público do porto, dando oportunidade a pequenos
exportadores de utilizarem o modal ferroviário. Além do mais, a operação
desafoga o trânsito da cidade, já que libera, em parte, as vias usadas pelos
caminhões.
Fonte: APPA
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