ENCOMENDAS DE BOLOS

Comunidade portuária se une para ampliar negócios


Trinta empresas que integram a Comunidade Portuária do Paraná participam juntas da Intermodal South America, maior feira de logística da América Latina, que acontece em São Paulo. O grupo se reúne no estande dos Portos do Paraná, o maior espaço da feira, com movimento de até 3 mil pessoas por dia. “A ideia é somar esforços para que os empresários que atuem no Paraná possam mostrar as vantagens competitivas e fechar bons negócios. Além disso, temos uma integração que nem sempre é possível no dia a dia com técnicos de diferentes áreas e setores”, explica o presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

O formato paranaense garante que prestadores de serviço, fornecedores, operadores portuários e empresários, se encontrem e façam contatos importantes. “Nossa visão é de uma integração absoluta com a autoridade portuária e o setor público. Esta edição está muito forte, refletindo o momento de otimismo nacional e também estadual, que vem com uma pauta arrojada e anima o setor privado a realizar novos investimentos”, diz o diretor do Terminal de Contêineres de Paranaguá, Juarez Moraes.

“A Intermodal reúne nossos principais clientes e autoridades. Temos grandes perspectivas para os próximos anos e, por isso, estamos realizando obras de ampliação que vão aumentar nossa capacidade de armazenagem de líquidos”, destaca José Paulo Fernandes, da Cattalini.
“Nós percebemos que é um momento importante para mostrar as vantagens de fazer negócios via Paraná, que tem eficiência e com um mercado em constante crescimento”, avalia Valmir Adamante, diretor da Cimbessul.

Jeferson Fernando Hining, superintendente de negócios da Rocha, explica que a parceria é
fundamental para a evolução do setor. “Em Paranaguá, os terminais que operam no Corredor de Exportação já operam em conjunto. O Paraná tem um diferencial muito grande, com referência no prêmio positivo, melhores preços e excelentes pranchas de carregamento”, diz.
Gilberto Birkhan, do TPPF, considera que é preciso tornar o Paraná competitivo. “Nosso concorrente não é o vizinho. Queremos atrair as cargas para o Estado e aí sim, dentro da capacidade dos terminais, ter uma concorrência saudável”, disse.

César Soares, do Novo Porto, explica que o projeto de novos negócios considera a discussão e a sinergia com toda comunidade portuária. “O projeto está na fase da emissão da licença de instalação e em três anos devem começar as atividades do empreendimento”.

PARCEIROS - São parceiras dos Portos do Paraná na Intermodal 2019 as empresas Cargill, Cattalini, Cia Ambiental, Coamo, Cotriguaçu, Interalli/ Cbl, Klabin, Martini Meat/Ritmo Log, Mosaic/Fospar, Rocha Log, SGN Novo Porto, TCP, Harbor, All Briggs/Aquamec, Multitrans, Cimbessul, C.D Brasil, Pasa/Álcool Paraná, Marcon, Aocep,Tibagi (Aocep),Gransol (Aocep), Grano Log (Aocep), Agtl - Centro Sul, União Volpak, Fortesolo, TPPF, Rumo All, Potencia Biodiesel/Trading, Ld Com, Imcopa, Bunge.

Fonte: APPA