Trinta
empresas que integram a Comunidade Portuária do Paraná participam juntas da
Intermodal South America, maior feira de logística da América Latina, que
acontece em São Paulo. O grupo se reúne no estande dos Portos do Paraná, o
maior espaço da feira, com movimento de até 3 mil pessoas por dia. “A ideia é somar esforços para que os empresários que atuem no Paraná possam mostrar as vantagens competitivas e fechar bons negócios. Além disso, temos uma integração que nem sempre é possível no dia a dia com técnicos de diferentes áreas e setores”, explica o presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
O formato
paranaense garante que prestadores de serviço, fornecedores, operadores
portuários e empresários, se encontrem e façam contatos importantes. “Nossa
visão é de uma integração absoluta com a autoridade portuária e o setor
público. Esta edição está muito forte, refletindo o momento de otimismo
nacional e também estadual, que vem com uma pauta arrojada e anima o setor
privado a realizar novos investimentos”, diz o diretor do Terminal de Contêineres
de Paranaguá, Juarez Moraes.
“A Intermodal
reúne nossos principais clientes e autoridades. Temos grandes perspectivas para
os próximos anos e, por isso, estamos realizando obras de ampliação que vão
aumentar nossa capacidade de armazenagem de líquidos”, destaca José Paulo
Fernandes, da Cattalini.
“Nós
percebemos que é um momento importante para mostrar as vantagens de fazer
negócios via Paraná, que tem eficiência e com um mercado em constante
crescimento”, avalia Valmir Adamante, diretor da Cimbessul.
Jeferson
Fernando Hining, superintendente de negócios da Rocha, explica que a parceria é
fundamental para a evolução do setor. “Em Paranaguá, os terminais que operam no
Corredor de Exportação já operam em conjunto. O Paraná tem um diferencial muito
grande, com referência no prêmio positivo, melhores preços e excelentes
pranchas de carregamento”, diz.
Gilberto Birkhan, do TPPF, considera que é preciso tornar o Paraná competitivo. “Nosso concorrente não é o vizinho. Queremos atrair as cargas para o Estado e aí sim, dentro da capacidade dos terminais, ter uma concorrência saudável”, disse.
César Soares,
do Novo Porto, explica que o projeto de novos negócios considera a discussão e
a sinergia com toda comunidade portuária. “O projeto está na fase da emissão da
licença de instalação e em três anos devem começar as atividades do
empreendimento”.
PARCEIROS -
São parceiras dos Portos do Paraná na Intermodal 2019 as empresas Cargill,
Cattalini, Cia Ambiental, Coamo, Cotriguaçu, Interalli/ Cbl, Klabin, Martini
Meat/Ritmo Log, Mosaic/Fospar, Rocha Log, SGN Novo Porto, TCP, Harbor, All
Briggs/Aquamec, Multitrans, Cimbessul, C.D Brasil, Pasa/Álcool Paraná, Marcon,
Aocep,Tibagi (Aocep),Gransol (Aocep), Grano Log (Aocep), Agtl - Centro Sul,
União Volpak, Fortesolo, TPPF, Rumo All, Potencia Biodiesel/Trading, Ld Com,
Imcopa, Bunge.
Fonte: APPA