ENCOMENDAS DE BOLOS

Ilha dos Valadares: moradores e autoridades discutem a questão da balsa

Os moradores da Ilha dos Valadares, constantemente lembrados em época de eleição, sonham com a construção de uma ponte, atracadouros e a aquisição de uma balsa para facilitar a mobilidade. Este tema vem à tona durante campanhas eleitorais, como aconteceu em 2015, quando os habitantes participaram de uma manifestação, conforme noticiado aqui. Desde então, nada mudou, e as soluções discutidas caíram no esquecimento.

Em 2015, o vereador Marquinhos Roque propôs uma emenda a um projeto de lei, destinando a sobra orçamentária da Câmara Municipal para a compra de uma balsa, beneficiando os moradores da ilha. Em 2017, Roque postou em suas redes sociais sobre a devolução dessa sobra orçamentária: "Nesta terça-feira, fizemos a abertura dos trabalhos do legislativo na Câmara Municipal de Paranaguá. Na oportunidade, fiz um balanço do ano de 2017 e falei um pouco das metas e realizações para 2018. Também recebi das mãos do presidente Marquinhos Roque um cheque simbólico com a sobra orçamentária de 2017, que será devolvida à prefeitura para ser destinada às demandas essenciais. O pedido do presidente é que consideremos a compra de uma balsa municipal em prol da população da Ilha dos Valadares. Nesta noite, nós aceitamos e assumimos esse compromisso com toda a população da ilha."

Os usuários desse serviço cobram do município a aquisição de uma balsa para reduzir o custo elevado pago atualmente. Um morador, que preferiu não ser identificado, declarou: "Isso tudo não passa de conversa fiada. Logo a prefeitura vai adquirir uma balsa que não será utilizada pelos usuários, será emprestada e outro município usufruirá desse serviço."

O vereador Fabio Santos, que deveria fiscalizar e cobrar o executivo, é acusado de negligenciar sua função e ignorar as necessidades da população que o elegeu. Atualmente, o valor pago pelo transporte é de R$ 12,00 para moradores da ilha e R$ 17,00 para não residentes.

Interessados em resolver essa questão se reuniram na casa do senhor Márcio Ribeiro, no bairro 7 de Setembro, na Ilha dos Valadares, na noite de quarta-feira (17). Estavam presentes moradores, usuários do serviço, representantes de diversos setores, vereadores, secretários e o prefeito Marcelo Roque. Ao final da reunião, foi acordado a criação de uma comissão para buscar uma solução consensual para o problema. 

"Cria-se comissões, discute-se o assunto e tudo morre na casca", disse um morador descrente de tudo o que foi dito nesse encontro.




Foto e texto: Edye Venancio