Evento reuniu seleções militares de sete países e destacou o paratleta Douglas Padilha, de Paranaguá, entre os grandes nomes da competição
A Seleção Brasileira Militar de Vôlei Sentado conquistou, pela terceira vez consecutiva, o título do Torneio Internacional de Vôlei Sentado, realizado entre os dias 10 e 14 de junho, em Curitiba. A vitória na final foi sobre a Colômbia, em uma partida decidida por 3 sets a 0, com parciais de 25x21, 25x13 e 25x15. A competição foi promovida pelo Sesc Paraná em parceria com o Ministério da Defesa, dentro do projeto Paracopa Sesc.
O torneio teve como objetivo incentivar o paradesporto entre militares com deficiência e dar visibilidade às modalidades paralímpicas. Participaram da edição deste ano seleções militares masculinas de oito países: Brasil, Argentina, Itália, Bélgica, Nigéria, Colômbia, França e o time anfitrião do Círculo Militar do Paraná.
Um dos destaques brasileiros foi o paratleta Douglas Padilha, da AVPL/SESPOR de Paranaguá, que celebrou o tricampeonato destacando a intensidade da preparação e o alto nível das equipes participantes. “Foi uma competição difícil, como sempre, com times muito preparados. A final, novamente contra a Colômbia, foi tensa no início, mas conseguimos impor nosso ritmo e conquistar o título”, comentou.
Padilha também destacou o papel do torneio na promoção do esporte paralímpico e no fortalecimento dos laços internacionais. “A presença de seleções como Bélgica, França e Itália mostra que o campeonato está crescendo. Nosso coronel aproveitou para divulgar ainda mais o evento e trazer essas delegações para Curitiba. A meta é nos aproximarmos do nível do Invictus Games, que é uma das maiores referências internacionais”, disse.
O atleta também reforçou a importância emocional e simbólica da competição para os militares. “Todos nós tivemos a carreira interrompida por acidentes, seja dentro ou a caminho do batalhão. Hoje, temos a chance de vestir novamente a farda, agora como atletas. Isso é gratificante e nos dá novas perspectivas de vida”, afirmou.
Convocado após sua atuação de destaque no Invictus Games, realizado em fevereiro no Canadá, onde também foi campeão, Padilha representa o avanço do paradesporto no Brasil. Ele destacou o apoio do Ministério da Defesa, que tem investido na modalidade e colhido os frutos com resultados expressivos: “Estamos entregando o que eles esperam: medalhas”.
Sobre o torneio
O Torneio Internacional Militar de Vôlei Sentado integra o projeto Paracopa Sesc, que promove campeonatos de diferentes modalidades paralímpicas. O objetivo é incentivar a prática esportiva entre pessoas com deficiência, promover inclusão, reabilitação e valorizar atletas militares com histórias de superação.
No caso específico do vôlei sentado, a modalidade é disputada por militares da reserva com deficiência adquirida no exercício da profissão. O esporte contribui significativamente para a reabilitação física e emocional desses atletas, devolvendo autoestima e melhor qualidade de vida a eles e suas famílias.
Atletas convocados para a Seleção Brasileira Militar de Vôlei Sentado
Torneio Internacional – Curitiba, 10 a 14 de junho de 2025
CB Diogo Demarqui
TEM Pedro Teixeira de Oliveira
CB Juan Ricardo Feidnt Urrejola
SGT Adriano Miranda
SD Douglas Padilha de Souza
SD Leandro da Silva Santos
SD Paulo Maurício Cavalcanti dos Santos
TEM Guyl Magalhães Moreira
SD Elbo Ferreira de Paula
SGT Luiz Felipe Fraga
SD Alex Witkoski Pereira
0 Comentários