ENCOMENDAS DE BOLOS

Carnaval volta em grande estilo e escolas de samba emocionam público em Paranaguá




Após seis anos sem desfiles, quatro escolas levaram brilho, emoção e tradição à Avenida do Samba; autoridades destacam resgate cultural, participação das famílias e impacto positivo na economia.

Após um intervalo de cinco anos, o desfile das escolas de samba de Paranaguá superou as expectativas e emocionou o público na noite de domingo para segunda-feira. Leão da Estradinha, Filhos da Gaviões, Unidos da Ponta do Caju e União da Ilha dos Valadares deram um verdadeiro espetáculo, levando cor, alegria e tradição à Avenida do Samba, que recebeu grande público e muitos aplausos.

Antes do início dos desfiles, a AESP – Associação das Escolas de Samba de Paranaguá prestou homenagens a personalidades que marcaram a história do carnaval na cidade. Entre os homenageados estiveram Eros Gutierrez, Irajá, Gilberto Chaiben, Ezilda Lane, Mestre Eugênio, Audileia Ramos, Sérgio P. da Silva, Leleca, Milene Rosa Gomes, Dona Vita Bahiana, Antônio Moura, Gerson França, Dicesar Tramujas, Acir Corrêa, Fabiano Bispo, Nilo Monteiro, Nelson Uberna e Tino Zela. 

Na sequência, o bloco Amigos do Samba abriu oficialmente a festa com grandes sucessos carnavalescos (agradeço ao Mestre Adilson Veneno pelo convite de poder cantar junto com grandes interpretes aqui da cidade).

"Nosso prefeito Adriano Ramos prometeu e cumpriu e nós estamos fazendo essa bonita festa. Agradeço aos amigos que estiveram comigo se apresentando no Amigos do Samba, abrilhantando com muito samba enredo esse nosso carnaval que está show", disse Mestre Veneno

O prefeito Adriano Ramos destacou a satisfação com o resultado e relembrou os desafios enfrentados pela gestão.

“Pegamos a prefeitura com um déficit de R$ 141 milhões, equacionamos as pendências e, mesmo assim, assumimos o compromisso de fazer o melhor carnaval do Paraná. O pré-carnaval foi um sucesso e hoje vemos aqui famílias reunidas, escolas motivadas e a emoção de voltar à avenida. Cumprimos o compromisso e já vamos nos preparar para o próximo ano”, afirmou.

A vice-prefeita Fabiana Parro ressaltou o valor cultural e emocional do retorno.

“É um momento muito especial, um verdadeiro resgate da nossa história e da nossa tradição. Dá para sentir a emoção das escolas e das famílias. As homenagens aos carnavalescos foram marcantes e emocionantes”, disse.

Para o secretário municipal de Governo, Thiago Themanski Campos, o evento marca o início de uma nova fase.

“O carnaval em Paranaguá não morreu e nunca vai morrer. Este é o primeiro da gestão e é o resgate das escolas de samba. A cada ano será ainda melhor. Carnaval é cultura e mostra o que a nossa cidade tem de melhor”, destacou.

Ele também enfatizou o impacto econômico. “Além de manter o dinheiro circulando em Paranaguá, estamos atraindo turistas. Isso beneficia ambulantes, comércio e toda a economia local.”

O secretário de Cultura e Turismo, José Reis de Freitas Neto (Juca), reforçou o trabalho conjunto.
“Foi um processo longo, de diálogo e respeito. As escolas se dedicaram e fizeram história. O carnaval voltou com força total”, afirmou.

Já o presidente da AESP, Márcio Costa, comemorou o resultado.
“Estamos tranquilos, o trabalho foi feito. Foram cinco anos sem desfile, mas as escolas se prepararam e deram o melhor. Tivemos um dos maiores carnavais de todos os tempos”, concluiu.
















































































































































































































Texto e fotos: Jornalista Edye Venancio

Postar um comentário

0 Comentários