Há meses, o Centro Histórico de Paranaguá vem sendo assolado por um problema que tem deixado tanto os comerciantes quanto a população local extremamente indignados: o acúmulo de lixo nas vias públicas. Em uma das ruas mais movimentadas da cidade, como a Rua Hugo Simas e XV de Novembro, cercada por estabelecimentos comerciais que buscam transmitir uma boa impressão aos clientes, a situação tem se tornado insustentável.
O desabafo de um morador local ilustra a gravidade da situação: "Estamos passando por essa situação há alguns meses sem nenhuma solução. Todos os dias, essa sujeira fica acumulada e ninguém resolve. Precisamos da ajuda de todos, pois isso está denegrindo a imagem do Centro Histórico de Paranaguá. O comércio e os vendedores ambulantes estão sendo prejudicados, e sem falar que é antiético e o mau cheiro está muito forte".
A questão levantada pelo denunciante suscita questionamentos sobre o senso de responsabilidade por parte das autoridades municipais. O lixo acumulado não apenas causa transtornos aos comerciantes locais, mas também afeta a experiência dos consumidores e a própria imagem da cidade, especialmente para os turistas que a visitam.
É válido questionar: onde está o bom senso dos responsáveis por esse setor? Por que o lixo não está sendo recolhido antes da abertura das lojas, causando uma má impressão desde cedo aos frequentadores do Centro Histórico? Será que o prefeito da cidade não está ciente desse problema persistente que afeta diretamente a qualidade de vida dos cidadãos e a economia local?
Esta não é a primeira vez que o problema é trazido à
luz. É urgente que medidas eficazes sejam tomadas para resolver de vez essa
questão. É necessário um esforço conjunto da comunidade, das autoridades
municipais e dos responsáveis pela coleta de lixo para garantir a limpeza e a
ordem no coração da cidade de Paranaguá. Afinal, cuidar do patrimônio e da
reputação da cidade é fundamental para manter o bem-estar dos moradores e
atrair visitantes.
Texto e Foto: Edye Venancio
0 Comentários