ENCOMENDAS DE BOLOS

Voluntários revitalizam escola de educação especial em Paranaguá com apoio da comunidade e empresa local

A ação aconteceu no sábado (31), na Escola Municipal Profª Eva Tereza Amarante Cavani, e foi promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Juventude por meio do projeto Juventude em Ação

 

A Escola Municipal “Profª Eva Tereza Amarante Cavani” – Ensino Fundamental, na modalidade de Educação Especial, recebeu no último sábado (31) uma ação de revitalização promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Sespor), por meio do projeto Juventude em Ação. A atividade contou com a participação de voluntários, moradores da região e apoio da empresa Litoral Tintas.

A iniciativa teve como objetivo renovar a parte externa do prédio escolar, começando com a limpeza, aplicação de massa corrida e pintura das paredes. O responsável pela ação foi o diretor e idealizador do Grupo Juventude em Ação, Neto Lourenço, que destacou o envolvimento dos jovens e da comunidade.

“É um momento muito feliz, porque envolve várias pessoas, jovens, lideranças da base, a sociedade em geral e moradores próximos aqui da Eva Cavani. Eles estão revitalizando, mudando, dando um toque especial na escola. A galera tá animada. Quando o pessoal chegou aqui e viu a escola meio sem cor, sem vida, começaram a colocar as cores nos seus devidos lugares. Está ficando a coisa mais linda, está ficando muito bonito”, relatou Lourenço.

A secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Fabiola Soares Arcega, acompanhou a atividade e destacou que essa foi a terceira ação realizada pelos voluntários.

“A primeira foi no CME CMEI Anita Canale Raby, que atende aproximadamente 120 crianças. A segunda foi na escola de Escola Municipal em Tempo Integral “Profª. Edinéa Marize Marques Garcia” – Educação Infantil e Ensino Fundamental, onde revitalizaram a quadra poliesportiva utilizada em diversos projetos sociais. E a terceira agora foi aqui na escola Eva Cavani, que atende cerca de 300 alunos com diferentes neurodiversidades. Ver jovens e profissionais doando seu tempo livre para uma ação voluntária, pensando em melhorar o ambiente escolar, nos deixa muito felizes. Isso é muito importante para nós”, afirmou.

A ação contou também com o apoio da empresa Litoral Tintas, que doou materiais para a pintura. Marise Ewald Rossa, sócia-proprietária da empresa, falou sobre o envolvimento da Litoral Tintas em ações comunitárias.

“É um projeto de vida. A Litoral Tintas sempre esteve presente em ações que envolvem a comunidade. Há uns 10 anos, fizemos o Tudo de Cor e renovamos o centro histórico de Paranaguá. Acreditamos que fazemos parte da cidade. Quando todos compreenderem isso, viveremos uma Paranaguá melhor. Essa cidade nos acolheu, nos ajudou a crescer. Aqui, não temos clientes, temos amigos. Por isso, devolvemos um pouco do que recebemos durante todos esses anos. A Litoral Tintas tem 29 anos e nove lojas entre o litoral do Paraná e Santa Catarina. Tudo começou aqui. Muito obrigado, Paranaguá”. 

A diretora da escola, Solange Regina Melchior da Silva, agradeceu emocionada o empenho dos voluntários e ressaltou a importância da ação para os alunos da instituição.

“Primeiramente, agradeço a Deus e a esses anjinhos que Ele envia para que o trabalho seja feito. Temos aqui 300 crianças da educação especial que merecem esse colorido, merecem um ambiente em que possam desenvolver todo o aprendizado que os profissionais promovem. Só gratidão a Deus e a esses voluntários que não mediram esforços para estar aqui hoje, num sábado tão lindo. Deixaram seus lares, seus afazeres, e vieram promover essa maravilhosa ação para nossas crianças. É um trabalho que não tem preço.”

A ação foi mais uma demonstração do potencial transformador do voluntariado, da colaboração entre poder público, sociedade civil e iniciativa privada em benefício da educação.
















Fotos abaixo de Farpa Gomes












Texto e fotos: Jornalista Edye Venancio

Postar um comentário

0 Comentários