A partir
desta segunda-feira (21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixa de
agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por
idade urbanos. Agora, o segurado deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135
e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do
protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.
Antes, o
segurado precisava agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o
pedido. Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento
pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à
agência.
Nos casos
em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do
direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão
automática do benefício, isto é, a distância.
Segundo o
INSS, com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma
agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser
atendido perto da residência. O instituto diz ainda que a mudança representa o
fim do tempo de espera para ser atendido.
Atualmente,
o Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo
computador ou celular. O sistema, que está sendo aprimorado, conta com um canal
que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa,
consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.
O
instituto vai ampliar cada vez mais a lista de serviços agendáveis. A partir do
dia 24, serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo
serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento
pelo Meu INSS ou o telefone 135.
Veja a
lista dos serviços que passarão a ser agendáveis:
Alterar
meio de pagamento
Atualizar
dados cadastrais do beneficiário
Atualizar
dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
Atualizar
dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
Atualizar
dados do Imposto de Renda – Retificação de Dirf
Cadastrar
Declaração de Cárcere
Cadastrar
ou atualizar dependentes para salário-família
Cadastrar
ou renovar procuração
Cadastrar
ou renovar representante legal
Desbloqueio
do benefício para empréstimo
Desistir
de aposentadoria
Emitir
Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados
Pensão
por morte
Emitir
Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS
Reativar
benefício
Reativar
benefício assistencial à pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no
mercado de trabalho
Renunciar
a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
Solicitar
Pagamento de Benefício não Recebido
Solicitar
valor não recebido até a data do óbito do beneficiário
Suspender
benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de
trabalho
Transferir
benefício para outra agência
Fonte:
Agência Brasil/Mariana Tokarnia