ENCOMENDAS DE BOLOS

Igreja de Santa Terezinha na Vila do Almeida em Guaraqueçaba-Pr

Em uma viagem ao passado, as lembranças da infância na Vila do Almeida, localizada ao lado de Ilha Rasa, no município de Guaraqueçaba-PR, trazem saudades e nostalgia. Durante as férias anuais do meu pai, Vilson Rodrigues Venancio,  acompanhado da minha mãe Lourdes, costumavamos visitar a vila. Meu pai trabalhava na empresa Sanbra - Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro. Essas visitas coincidiam com as festas da comunidade católica, eventos aguardados por todos.

As celebrações incluíam novenas, missas e, no dia principal, um famoso bailão que animava a noite. No dia seguinte, um animado e disputado torneio de futebol era realizado pelos organizadores. Os bailes frequentemente aconteciam na sexta, sábado e domingo, sendo o gaiteiro, Aroldo, um convidado constante para animar as festas em todas as comunidades. Aroldo residia em um lugar chamado Taquanduva.

Em 2012, a igreja da Vila do Almeida clamava por uma revitalização. A minha última visita do ao local, foi no dia 19 de janeiro de 2014, trouxe à tona memórias do lugar do meu nascimento, onde mantenho raízes, amigos e parentes. As recordações das caminhadas pelas ruazinhas, das conversas com os mais antigos e das histórias contadas por eles me trazem um sentimento profundo de saudade.

Toda vez que tenho a possibilidade de retornar, sou recebido com carinho,  e é por isso que jamais irei esquecer esse lugar.









Fotos e texto: Edye Venancio


Enviar um comentário

0 Comentários