O custo de transporte representa a maior parcela
dos custos logísticos nos negócios brasileiros. Por isso, o Governo do Paraná
discute com empresários e órgãos do poder público alternativas e uso de
diferentes modais na movimentação de carga. Os Portos do Estado participam nesta
quinta-feira (21) do último dia da Feira Intermodal South America, em São
Paulo.
“Os Portos do Paraná estão entre os mais modernos
do Brasil e queremos torná-los cada vez mais eficientes. Temos um diálogo
aberto com as empresas que operam conosco, com um canal de comunicação contínuo
e que permite trazer novos negócios, desenvolvimento, emprego e renda”, explica
o diretor empresarial, André Piolli.
Para atender a demanda crescente de movimentação,
os terminais paranaenses planejam investimentos em acessos rodoviários, novos
pátios de caminhões e ampliação da rede ferroviária.
Hoje, 80% do transporte de carga para os portos
paranaenses são por rodovia e 20% por trem. “Quando diversificamos os modais,
as operações ficam mais eficientes e ganham em segurança. A operação não fica
dependente de apenas um tipo de transporte e os
custos logísticos caem”, afirma o diretor operacional, Luiz Teixeira. Um dos maiores desafios é integrar os modais para
atender a estimativa de crescimento das movimentações, que até 2030 deve chegar
a 80 milhões de toneladas. “Os acessos rodoviários já estão saturados e a
ferrovia existente é muito antiga, então não tem como o porto crescer e o
Paraná se desenvolver sem o investimento em uma nova ferrovia. Esta é a
proposta da Ferroeste, interligar Dourados, no Mato Grosso do Sul, aos portos
paranaenses”, diz Carlos Fabro, diretor da Ferroeste.
RODOVIA - Os Portos do Paraná estão investindo R$
12,7 milhões em novos viadutos em Paranaguá, para dar mais segurança e diminuir
os congestionamentos na entrada da cidade. Também investe R$ 15,9 milhões em
obras de recuperação de vias na retroárea e planeja um novo pátio para
caminhões que já descarregaram mercadorias. Nos próximos dias, deve anunciar,
ainda, a contratação de um projeto executivo para recuperação da Avenida Ayrton Senna, importante via de acesso ao
porto. PARCEIROS - São parceiras dos Portos do
Paraná na Intermodal 2019 as empresas Cargill, Cattalini, Cia Ambiental, Coamo,
Cotriguaçu, Interalli/ Cbl, Klabin, Martini Meat/Ritmo Log, Mosaic/Fospar, Rocha
Log, SGN Novo Porto, TCP, Harbor, All Briggs/Aquamec, Multitrans, Cimbessul,
C.D Brasil, Pasa/Álcool Paraná, Marcon, Aocep,Tibagi (Aocep),Gransol (Aocep),
Grano Log (Aocep), Agtl - Centro Sul, União Volpak, Fortesolo, TPPF, Rumo All,
Potencia Biodiesel/Trading, Ld Com, Imcopa, Bunge.
Fonte: APPA
Foto: Cláudio Neves